NOSSA HISTÓRIA

Um Ideal de Vida foi a pedra fundamental na edificação de uma escola de qualidade em Brotas. Fundada em 1992 pela professora Agueda Rosa Lenci de Souza, a Escola Construindo começou sua história oferecendo um ensino diferenciado voltado à Educação Infantil. Em 1997, firma-se sociedade com Marcelo Oioli de Campos . No mesmo ano é implantado o Ensino Fundamental e a Escola passa a funcionar em prédio próprio.

Hoje, a Escola e Colégio Construindo oferecem qualidade de ensino desde o Infantil 1 até o Ensino Médio preparatório para o vestibular. O nome “CONSTRUINDO” reflete a própria filosofia da escola em que a aprendizagem, como nos ensinaram Piaget e Vigotsky, é um constante processo de construção de saberes, de experiências, de vivências e principalmente de cidadãos conscientes, éticos e comprometidos.

Para isso, contamos com uma equipe técnica e pedagógica competente que além das atividades curriculares, estimula alunos e pais à participação em projetos sociais, o que nos tem garantido o Selo de Escola Solidária.

PROPOSTA PEDÁGOGICA

Para a Escola Construindo o conhecimento acontece numa interação. O desenvolvimento do pensamento lógico – matemático, o desenvolvimento de diferentes formas de linguagem, a interação crescente com a leitura e a escrita, com as ciências naturais, sociais e com os valores de nossa cultura são fundamentais à construção da autonomia do aluno.

No período entre zero e seis anos são lançadas as bases para todas as aprendizagens futuras, por isso esse trabalho deve ser realizado desde o Infantil 1. O objetivo é a formação dos nossos alunos para que conquistem uma carreira de sucesso e se sobressaiam diante das exigências da vida acadêmica e, no futuro, do mercado de trabalho. Assim desenvolvemos projetos pedagógicos e trabalhamos com conteúdos básicos que darão suporte à formação do aluno.

Já no ensino fundamental contamos com uma estrutura diferenciada que oferece plantões, simulados e preparação para desafios estaduais e nacionais com alunos de outras escolas. Tudo isso para que nossos alunos cheguem em condições de realizar um Ensino Médio forte, preparatório para os principais vestibulares do país.

No Ensino Médio temos uma proposta educativa de forte preparação e formação que visa à: autonomia individual para aprofundamento e aplicação dos conteúdos; comunicação aprimorada para o entendimento e a produção de informações; organização do conhecimento para o entendimento quanto a importância das tecnologias e do planejamento; participação social para que haja o desenvolvimento da sociedade; aprovação nos Vestibulares e bom resultados no ENEM para se alcançar o curso escolhido e cursar a Universidade com eficiência.

Missão

Ser referência de excelência educacional, “CONSTRUINDO” um ser humano pleno, para atuar na vida de forma significativa.

Visão

Proporcionar ao aluno a aquisição de atitudes e comportamentos formais e informais; ter pré – requisitos para realização do seu projeto de vida, atuando como cidadão participativo das mudanças da sociedade.

Valor

Temos consciência de que somente uma educação baseada em princípios éticos, com limites bem definidos e que se processe por meio do exemplo, do diálogo e da compreensão será bem-sucedida.

Estrutura

Localizada em uma área privilegiada da cidade, no bairro Jardim São José, à Rua José Parisi, 150, a Escola Construindo conta com 17 salas de aula, laboratório de Ciências, salas com recursos multimídia, biblioteca, duas quadras esportivas, parque recreativo e horta, além de seu setor administrativo.

Nossa cantina possui uma orientação alimentar preocupada com o bem-estar e desenvolvimento do aluno.